Sinais de fraude que o gestor de frota precisa conhecer

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Todo gestor de frotas, independentemente do tipo, já passou, ao menos uma vez, pelo dilema de uma gestão baseada em informações nem sempre transparentes ou devidamente certificadas. Quando a frota é grande, então, não há como evitar suspeitas de fraudes, como desvio de recursos ou até mesmo o uso inadequado dos veículos, que, por exemplo, aumenta o consumo de combustível. No artigo de hoje você vai conhecer alguns sinais de fraude importantes. Veja a seguir:

Quais os sinais de que nem tudo pode estar correto na frota?

Quando você não faz uma gestão aprofundada e detalhada dos gastos gerados por sua frota, é muito provável que você encontre direcionamento incorreto dos recursos. As suspeitas de fraudes são levantadas principalmente quando há grandes variações no custo da frota. As causas mais comuns do desperdício são:

Consumo médio incoerente

A opção por rotas diferentes do planejado pode aumentar o custo de investimentos em combustíveis, tal qual a constante variação de preço que assola o mercado nos dias atuais. Contudo, quando é observado que na execução de trajetos similares há uma disparidade no consumo médio de combustível, é importante se atentar. É possível que o combustível esteja sendo furtado, como frequentemente acontece nas paradas de caminhões enquanto os motoristas estão ausentes ou dormindo.

Além disso, pode acontecer, ainda, o uso indevido do veículo para questões particulares dos empregados, por exemplo. Fique atento para evitar que isso aconteça no seu negócio.

Abastecimentos irregulares

Seja através do horário em que o abastecimento é feito ou comparando a capacidade total do tanque com a quantidade total do abastecimento, é possível perceber quando há algum tipo de irregularidade. Contudo, quando se tem uma grande frota de veículos, o acompanhamento manual e análise individual destes dados podem causar transtornos e atraso na tomada de decisões, portanto, utilize um software de gerenciamento que otimize o registro e análise desses dados.

Manutenções não previstas ou indevidas

Como qualquer outra máquina, os veículos precisam de constantes e periódicas revisões e manutenções. Mas o descaso com as leis de trânsito e a má utilização dos veículos podem exigir reparos não programados e que poderiam ser seguramente adiados ou até mesmo evitados. Por isso, manter um histórico de cada veículo, com os equipamentos verificados e as devidas manutenções executadas, assim como um comparativo de valores de cada manutenção, pode aumentar oportunamente a economia de recursos.

Como evitar tanto desperdício?

Estratégias como identificar os motoristas que mais estão relacionados aos problemas acima, determinar as melhores rotas da origem até o destino levando em conta a situação das estradas e o valor médio do combustível, além de registrar e comparar orçamentos para manutenção dos veículos, são pontos fundamentais para uma boa gestão. Não deixe de investir em software responsáveis por propiciar análise de qualidade de todas estas informações, com a geração de relatórios que facilitem a sua administração.

Não deixe que esses problemas — e até outros mais graves — se tornem recorrentes na sua frota. Se você notar qualquer uma das situações que citamos aqui, fique de olho e não deixe de implementar as medidas necessárias para evitá-las. Lembre-se de que o sucesso do seu negócio também depende — e muito — da administração que você adota. Você tem alguma dica interessante para compartilhar? Escreva para nós através dos comentários!

0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×