Quero contratar um seguro para a frota de veículos da minha empresa, como faço?

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Quando uma empresa possui uma frota de veículos para satisfazer suas demandas logísticas e de distribuição de produtos, pode ser muito interessante segurar seu conjunto de veículos. Os riscos de ter problemas com os caminhões pode atrasar seu itinerário e até facilitar os roubos de cargas, aumentando as chances de perder clientes e dinheiro. Veja os motivos e como você pode fazer para contratar um seguro automotivo para vários veículos de sua organização:

A quantidade mínima de carros a ser segurada

Contratar um seguro de frota é uma proteção muito importante para quem for proprietário de grande quantidade de caminhões que estejam em constante circulação. Os benefícios e os serviços contratados variam de acordo com as demandas da empresa, e os tipos de coberturas devem ser bem pesquisados no mercado antes da assinatura do contrato.

Os requisitos para a contratação terão variações de seguradora para seguradora, porque algumas consideram frota somente o grupo de veículos maior do que cinco ou seis unidades, embora outras avaliem um conjunto de três ou quatro carros como passível de ser segurado. Isso é importante, porque os descontos especiais oferecidos podem ser bem interessantes, dependendo do caso.

A apólice de seguros e o cálculo dos riscos

No caso dos seguros de frotas, a emissão da apólice é feita para um único CNPJ, o da empresa. Essa situação facilita o controle interno do gestor, porque a cobrança é unificada normalmente em um mesmo carnê de pagamentos, o que é bom para sua visualização e a gestão contábil da organização. E como haverá um maior montante de dinheiro envolvido e um grupo muito claro de riscos envolvidos, as seguradoras costumam ser mais flexíveis para aceitar os contratos. As precificações levarão em conta inúmeros fatores, desde a forma como os veículos são usados até os locais mais habituais de tráfego.

As condições variáveis e o prêmio da apólice

Um grande diferencial do seguro de frota em relação ao seguro tradicional de automóveis feito para as pessoas físicas é que ele oferece condições especiais para a empresa. Desse modo, o seguro pode ser estendido aos veículos de empresas subsidiadas ou associadas, a carros de funcionários e diretores, ou de caminhoneiros agregados, por exemplo. E o prêmio é calculado a partir do resultado e do estado geral da frota, e não avaliando cada veículo de forma isolada.

Naqueles casos em que acontece um sinistro com apenas um carro, o prêmio não será afetado no final. E se você tiver na empresa um software de gestão logística de sua frota, vai ser capaz de nem mesmo acionar o seguro naqueles casos menos relevantes, de pequenos acidentes ou avarias de baixas proporções.

Pesquisar as coberturas e condições dos seguros é uma excelente forma de assegurar que você estará fazendo a aquisição certa e mais segura. Será possível fazer cotações e estimativas para saber com antecedência quanto se vai gastar de imediato e quanto vai se economizar com tal proteção a longo prazo. Porém, se você tiver um software de gestão e controle de sua frota, é certo que sua logística será muito mais confiável e bem monitorada. Você já pensou nisso? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×