Entenda por que cada vez mais empresas estão usando serviços em nuvem

31 Flares Filament.io 31 Flares ×

A globalização e o consequente aumento da competitividade estão obrigando as empresas a se reinventarem continuamente, buscando melhorar sua performance através de ajustes em processos, pessoas e tecnologia. Neste cenário, surge a computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, que busca gerar mais eficiência e aprimorar processos e serviços oferecidos pelas empresas.

Mas afinal, o que é a computação em nuvem e quais os benefícios de implantá-la na sua empresa? Para responder a estas perguntas, analisamos a reportagem do portal CW, com base em uma pesquisa realizada pelo KPMG. Continue acompanhando e confira as informações:

Entendendo a computação em nuvem

A computação em nuvem é um novo conceito de servidores. Nos servidores convencionais, as empresas têm que ter uma grande infraestrutura para os data-centers, com espaço físico, servidores de armazenamento, softwares, equipe de especialistas, energia, rede, entre outros. Na computação em nuvem os dados das empresas ficam guardados em uma “nuvem”, de forma que possam ser facilmente acessados através de computadores, tabletes e smartphones em qualquer lugar.

Benefícios do serviço em nuvem

Flexibilidade e interação com os clientes

A pesquisa contou com a participação de 500 executivos globais, junto dos quais o Brasil também estava representado. Os resultados apontaram que 50% das empresas já utilizam o serviço em nuvem. Um total de 42% dos entrevistados destacaram que há melhora na flexibilidade e mobilidade para suas equipes e 37% deles veem avanços em suas interações com parceiros comerciais, clientes e fornecedores.

Produtividade

Outro benefício do serviço em nuvem é o ganho de produtividade. Segundo a pesquisa, dos que já utilizavam o serviço, 54% responderam que houve aumento de produtividade de seus funcionários e 48% afirmaram que houve aumento na satisfação e flexibilidade em suas rotinas organizacionais.

Esse resultado representa uma evolução considerável, pois, se comparado com o resultado obtido de 2012, apenas 15% dos entrevistados viam a computação em nuvem como facilitador.

Baixo custo

Outra vantagem apontada pela pesquisa é a redução de custos. Os entrevistados informaram que o modelo gera maior dinamismo e se comunica com facilidade com diversas interfaces. A empresa paga pelo que usar, desta forma, o custo se torna proporcional ao volume, e fica mais atrativo para a empresa, que não precisa dimensionar o seu orçamento pelo pico de sua movimentação anual.

Eficiente para qualquer negócio

Os benefícios são enormes, no entanto, você deve estar se perguntando se o serviço pode ser útil para o seu negócio. A resposta é sim. A computação em nuvem se adapta a todo tipo de negócio e já uma realidade, não é uma tendência ou modismo, como deixa claro a pesquisa.

As empresas que não têm este tipo de serviço estão um passo atrás de seus concorrentes, que conseguem oferecer maior interação, melhores serviços e menor custo aos seus clientes. Portanto, se você deseja tornar a sua operação mais flexível, acompanhar os resultados em qualquer lugar através de dispositivos móveis, ganhar produtividade operacional, aumentar a interação com os seus clientes e ainda ter um custo menor, a computação na nuvem pode ser a opção ideal para você.

E a você, gestor de frota, convidamos a conhecer a Frota Control, que é a solução em nuvem que te permitirá fazer o gerenciamento de sua frota! Clique aqui para assistir ao vídeo explicativo e fazer um teste grátis por 30 dias!

Você conhece outros benefícios que a computação em nuvem oferece? Gostaria de tirar alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

31 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 31 Email -- Filament.io 31 Flares ×