Como um sistema de gestão de frota aumenta a produtividade dos gestores!

10 Flares Filament.io 10 Flares ×

Identificar gargalos na frota e otimizar custos e investimentos permitem o crescimento da sua empresa. Mas como fazer isso? Automatizar o gerenciamento de veículos tem se mostrado o melhor caminho. Mas como é que um sistema de gestão de frotas pode aumentar a produtividade do gestor? No post de hoje você vai entender um pouco mais sobre isso e vai descobrir que o sucesso anda de mãos dadas com o planejamento! Confira:

Fim do papel e início da era automatizada

Processos manuais em um gerenciamento abrem várias brechas para equívocos e acabam exigindo do gestor uma demanda de tempo muito grande para fazer a organização dos papéis. Um outro prejuízo é a forma como a sistematização e a organização do trabalho é feita quando não há um sistema gerencial.

Cada pessoa costuma trabalhar de uma maneira específica quando se é dependente de papéis. Ainda mais quando há recados para serem lembrados de tempos em tempos, como é a realidade na gestão de uma frota, que tem relacionamento direto com a administração de prazos de documentos e multas.

Um sistema de gestão de frota é produtivo porque passa por cima desses percalços. Ele oferece uma padronização do trabalho, garante que lembretes sejam destacados na tela do computador e como o lançamento de dados é sistematizado, isso permite que o serviço de gestão seja dinamizado.

Controle restrito

O uso de um sistema de gestão garante que a manutenção da sua frota siga rigorosamente as datas determinadas. Troca de pneus, de lubrificantes, dados das peças trocadas no último serviço. Permanecer com a manutenção em dia é mais barato do que realizar consertos maiores.

Quando você ainda garante a tabulação dos serviços que os veículos da frota precisaram passar, você permite que futuramente possa avaliar a qualidade do modelo dos veículos utilizados e isso vai te ajudar quando chegar a hora da renovação.

Essa mesma ideia vale o controle de documentação de veículos e motoristas. No caso de multas, é possível gerenciar as datas de vencimento ou seguir à risca casos de NIC, que são as multas aplicadas às pessoas jurídicas pela não identificação do condutor. Alguns sistemas permitem redução de até 100% desse tipo de multa para uma empresa.

Custos bem calculados

A gestão automatizada é muito importante na questão financeira: através dela você tem a oportunidade de identificar exatamente para onde está indo cada centavo da frota: gastos com manutenção, tipos de serviços que se tornam recorrentes, multas, etc. Isso significa poder controlar com mais exatidão os custos e investimentos e possibilita cortar gargalos e minimizar prejuízos que podem escapar da visão quando não há monitoramento.

Planejamento estratégico

O crescimento e sucesso de uma empresa de frota está intimamente ligado às estratégias de planejamento que o gestor desenvolve semanalmente, mensalmente ou para o semestre e ano.

Estratégia somente é eficaz quando você obtém números, estatísticas e outras informações e passa a utilizá-los para beneficiar o negócio. Garantir todos esses subsídios passa pela necessidade de ter um sistema que emita relatórios e informe o funcionamento da frota de forma real.

Conhecer cada vez mais a gestão da sua frota é imprescindível para aumentar a produtividade. E estar a frente de uma ferramenta que vai permitir fazer tudo isso de maneira rápida, prática e automatizada é fundamental. Você já utiliza um sistema de gestão automatizada na sua frota? Conte pra nós através dos comentários!

 

10 Flares Google+ 2 Twitter 2 Facebook 2 LinkedIn 4 Email -- Filament.io 10 Flares ×