Aprenda como evitar danos às cargas e melhorar os processos de logística

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

O transporte de cargas deve levar em consideração a necessidade de garantir a segurança dos produtos, já que um erro nessa etapa pode fazer com que os produtos sofram danos e avarias antes que cheguem ao consumidor final. Se isso acontece, há chances de haver um problema de logística reversa ou mesmo de prejuízo para a empresa.

Evitar danos às cargas carece também de melhorar os processos de logística. Que tal ficar por dentro de algumas dicas para aprender como fazer isso?

Escolha o tipo de transporte mais adequado

Para proteger a carga é preciso começar definindo qual é o tipo de transporte adequado para cada caso. Uma carga mais sensível, por exemplo, precisa de um transporte que seja mais seguro, como um transporte aéreo.

Já uma carga em quantidade pode ser transportada em rodovias ou ferrovias sem maiores inconvenientes, enquanto uma carga inflamável geralmente deve ser transportada por dutos ou por caminhões adaptados.

Assim, a definição do tipo de transporte deve ser feita pensando-se nas necessidades da carga e em qual o nível de segurança que cada opção oferece.

Embale os produtos de maneira adequada

Um dos primeiros cuidados consiste em embalar os produtos da maneira adequada. É preciso, por exemplo, contar com boas caixas de papelão ou madeira, dependendo da necessidade, e que protejam os produtos de impactos, vazamentos e acidentes em geral.

Preferencialmente devem-se preencher os espaços vazios na embalagem para evitar que curvas, solavancos ou movimentos bruscos façam com que o produto se movimente e potencialmente acabe sofrendo avarias. As embalagens também devem ser devidamente identificadas, como com símbolos que indiquem a posição correta de armazenamento e se é um produto frágil ou não, por exemplo.

Tenha pessoal capacitado

Outro fator necessário para evitar danos às cargas é ter pessoal capacitado. Isso significa que os profissionais responsáveis por fazer a carga do veículo, por exemplo, precisam ser adequadamente treinados para seguir as instruções das embalagens e garantir a integridade dos produtos.

Caso o transporte seja rodoviário, também é necessário que os motoristas sejam capacitados e devidamente treinados para seguir instruções, rotas e boas práticas que protejam as cargas de sofrerem danos diversos.

Tome cuidado com as condições da armazenagem de transporte

Outro problema que precisa ser evitado: água, umidade e condições que possam interferir na integridade do seu produto. Se o veículo no qual ocorrer o transporte contar com algum vazamento de líquido, por exemplo, as caixas de papelão podem acabar se rompendo, o que fará com que todo o processo seja prejudicado e danificado.

Além disso, é preciso cuidar com o estado físico da armazenagem para transporte: pilhas muito altas precisam ter o máximo de segurança, porque qualquer movimento mais brusco ou imprevisto pode fazer com que as caixas caiam umas sobre as outras, levando ao dano de carga.

Para evitar danos às cargas e melhorar os processos de logística é indispensável que você comece escolhendo o tipo de transporte correto e então embale os produtos de maneira adequada. Contar com pessoal capacitado e cuidar das condições de armazenamento para transporte completam os cuidados que protegem os produtos para que cheguem ao seu destino final com segurança.

Falando-se sobre melhorias no traslado de carga, aproveite para ler o artigo com os principais tipos de carga que sua empresa pode transportar e veja como garantir um transporte seguro!

0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×