Como a Lei da Balança afeta a gestão de frotas

Home Blog 09/01/2023

Todos os Posts

Quando os processos logísticos são organizados, claros e fluidos, o resultado são entregas dentro do prazo. Dessa forma, o cliente passa a confiar mais na empresa, fechando negócios com recorrência. Portanto, estar atento ao gerenciamento de entrega é a garantia de que os clientes estarão satisfeitos e fiéis, sem sequer cogitar a possibilidade de recorrer ao concorrente.

Para assegurar esse gerenciamento, é preciso seguir boas práticas. Ao longo do texto, vamos explicar as principais delas, destacando também o impacto na gestão da frota. Além disso, falaremos dos principais indicadores logísticos a serem observados, visando monitorar continuamente a performance da frota. Continue lendo!

Como fazer um gerenciamento de entrega eficiente?

Tudo começa com o entendimento de quem é o cliente. Se ele precisa de agilidade na entrega de mercadorias, os processos logísticos devem ser pensados, desenhados e organizados de modo a atender a essa necessidade. Uma série de variáveis deve ser considerada, envolvendo custos, rotas e meios de reduzir ao máximo os prazos e promover a máxima satisfação dos clientes. Acompanhe, a seguir, as principais boas práticas que devem ser adotadas nesse sentido!

Rastreamento de pedidos

Quando o cliente sabe onde a sua mercadoria está, isso transmite mais confiança. Antigamente, a tecnologia para isso era escassa, mas hoje, graças à transformação digital, todo o acompanhamento dos pedidos pode ser feito por código ou link. Logo, explore ao máximo esse recurso e melhore a experiência dos clientes, que passam a se organizar melhor, evitando o chamado “destinatário ausente”. Além de ser um problema custoso do lado de quem envia o produto, o cliente também é prejudicado, visto que fica sem a mercadoria, ou precisa resgatar em outro lugar.

Oferta de diferentes modalidades de entrega

Os seus clientes têm prazos variados para a entrega? Se sim, é importante ofertar modalidades variadas, cobrando um pouco mais caso eles queiram uma urgência maior na entrega.

Proatividade na resolução de problemas

Todo gestor de frota deve estar pronto para lidar com imprevistos e, por consequência, com as queixas dos clientes. Na prática, isso consiste em adotar uma postura proativa na resolução de problemas, tentando deixar os compradores sempre informados de eventuais atrasos. Vale destacar que isso não deve ser feito somente quando o cliente se der conta que o seu prazo não será atendido — assim que o atraso for detectado, ele deve ser solucionado o mais rápido possível.

Facilitação do processo de logística reversa

A logística reversa deve ser evitada a todo custo, mas nem sempre isso é possível. Felizmente, existem soluções que beneficiam os dois lados da operação, os chamados pontos de entrega. Estes são locais onde o cliente pode ir posteriormente e resgatar a sua mercadoria. Dessa forma, o pedido não precisa fazer todo o trajeto de volta ao estoque da empresa, praticamente eliminando o risco de prejuízo a quem o envia.

Quais os principais indicadores de desempenho no gerenciamento de entregas?

Uma vez que você colocou em prática cada um dos pontos apresentados, agora é hora de monitorá-los. Mesmo que a operação esteja aparentemente funcionando bem, sempre há algo que precisa ser melhorado. Por isso, fique atento aos tópicos seguintes e conheça os principais indicadores de desempenho no gerenciamento de entregas!

Lead Time

Depois que o cliente fecha o pedido, este precisa ser encontrado no estoque, separado, embalado e ir para a expedição antes de chegar ao cliente final. Todo esse processo deve ter o seu tempo mensurado, sendo chamado este indicador de Lead Time. Dessa forma, se uma dessas etapas estiver demorando mais do que o necessário, o acompanhamento do indicador permite identificar os motivos da ineficiência e diminuir o Lead Time.

Número de reclamações

Não tem muito o que explicar acerca deste indicador. Se muitos clientes estão reclamando de atrasos, é sinal de que algo não está saindo conforme o esperado. Nesse sentido, é importante fixar um limite dessas reclamações, buscando ouvir com atenção os clientes e resolver a situação com o mínimo de atrito.

Giro do estoque

Se uma mercadoria sai com frequência do estoque, significa que ela precisa ser reposta antes do que as outras. Por mais que isso seja trivial, o desafio é lidar com tantas mercadorias e saber o momento certo de fazer a reposição. Isso implica em usar sistemas específicos que ajudem, por exemplo, a notificar automaticamente sobre a necessidade de repor algum produto. Monitorando este indicador, evita-se mercadoria e dinheiro parado, tornando, assim, o processo logístico mais lucrativo.

Custos de frete

Muitas vezes, os fretes são proibitivos, inviabilizando negócios. Dito isso, é dever dos gestores buscar formas de obter preços melhores e não deixar de vender. Se não houver a devida atenção a esse indicador, as margens de lucro do negócio serão corroídas, diminuindo oportunidades futuras e, por consequência, deixando o negócio menos competitivo.

Quais as vantagens de um bom gerenciamento de entrega?

Quando os gestores observam as boas práticas e analisam com frequência os indicadores de desempenho, a tendência é obter muitos benefícios. Acompanhe, nos subtópicos seguintes, os principais deles!

Segurança

Uma vez na estrada, o transporte fica sempre se comunicando com a central, atualizando a localização e mostrando eventuais desvios de rota. Às vezes, isso é necessário para evitar atrasos, visto que podem existir acidentes no percurso inicial escolhido, por exemplo.

Agilidade

Sem agilidade no processo logístico, é impossível fidelizar clientes e ser competitivo. Usando soluções modernas e automatizadas, a gestão de entregas tende a ser mais eficiente, com pouco ou nenhum atraso.

Economia

Além dos fretes, um dos custos que mais diminui os lucros da operação logística são os combustíveis. Com a gestão automatizada de entrega, é possível obter as melhores rotas e otimizar o transporte de mercadorias, visando diminuir a ida dos veículos ao posto de gasolina.

Gostou do artigo? Deseja falar algo sobre o tema? Então aproveite e deixe aqui o seu comentário!

WhatsApp