Confira 5 dicas para fazer um bom gerenciamento de motoristas

Home Blog 28/08/2022

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Antes de falarmos especificamente sobre o gerenciamento de motoristas, precisamos entender bem o que é uma gestão de frotas. Trata-se de um conjunto de operações que têm como objetivo administrar da melhor forma os veículos de uma empresa. E isso pode ser feito tanto com veículos próprios quanto o de terceirizados, visto que impacta diretamente o contrato de prestação de serviços.

Ao contrário do que muitos pensam, essa atividade deve ser feita por todas as empresas que utilizam veículos em seus processos, seja para transporte, coleta ou prestação de serviços. Muitos imaginam que isso só precisa ser feito em empresas que possuem dezenas de veículos. Mas isso não é verdade.

Afinal, podemos considerar como frota até mesmo um ou dois veículos, sejam eles caminhões, carros, furgões, vans ou motocicletas. Isto é, independentemente da quantidade e do tipo de veículos, é essencial fazer uma gestão correta.

A atividade de um gestor de frotas envolve uma série de tarefas, como:

  • Gestão de Multas e Pontuação dos motoristas
  • Administração dos custos operacionais;
  • Gestão da manutenção dos veículos;
  • Controle de eficiência;
  • Controle das rotas;
  • Gestão da equipe, entre outras.

Como gestão da equipe podemos entender o gerenciamento de motoristas, que veremos a seguir.

Então, o que é gerenciamento de motoristas?

Como vimos, trata-se de uma das atividades de um gestor de frotas. Na verdade, é um dos maiores desafios do cargo. Isso porque lidar com o capital humano é sempre mais complexo do que acompanhar dados, rotas, reduzir custos e traçar estratégias para melhorar os resultados do setor.

Então, basicamente, o gerenciamento de motoristas consiste na administração dos recursos humanos do departamento de frotas de uma empresa. Ou seja, significa administrar os motoristas da forma mais eficaz para otimizar o trabalho deles.

Como os motoristas são parte fundamental nos processos de logística de uma empresa, esses profissionais precisam ser bem assessorados, cuidados e treinados. E isso requer conhecimento, técnicas específicas, estratégia e empatia por parte do gestor.

Por que ele é tão importante?

Como já mencionamos, os motoristas exercem um papel muito importante na logística de um negócio. Sendo assim, quando são mal orientados, não são reconhecidos, não têm perspectiva de crescimento ou quando exercem uma jornada exaustiva, há prejuízo para a empresa.

Ou seja, a frota pode acabar tendo problemas com excesso de velocidade, atrasos nas operações, aumento de custos com infrações, crescimento das despesas com consertos ou manutenções corretivas, mal rendimento e até mesmo a segurança dos motoristas e demais pessoas que transitam pelas vias pode ser colocada em risco.

Portanto, o gerenciamento de motoristas é uma atividade que deve ser feita com toda a atenção visto que os resultados de uma empresa são diretamente impactados.

Mas, como fazer um bom gerenciamento de motoristas?

1. Esclareça tudo sobre a jornada de trabalho
Tanto gestores quanto motoristas têm muitas dúvidas sobre o que deve ser ou não considerado na jornada de trabalho. Por isso, é fundamental deixar bem claro os seguintes pontos:

  • Tempo de trabalho — período em que o motorista está na estrada ou fazendo alguma entrega;
  • Tempo de espera — tempo mínimo de carga, descarga ou em fiscalizações. Esse tempo não é computado das horas da jornada, porém, devem ser remuneradas em 30% do valor da hora de trabalho;
  • Tempo de descanso — de acordo com a legislação brasileira, o motorista tem que ter no mínimo 8 horas ininterruptas por dia para descanso;
  • Hora extra — é o tempo trabalhado além da jornada de diária. Vale lembrar que não pode ultrapassar 2 horas por dia.

2. Treine sua equipe
O treinamento é uma ótima ferramenta para melhorar o desempenho dos motoristas. Por isso, invista em reciclagens, cursos de capacitação, palestras, workshops com conteúdo para eles trabalhem de forma mais responsável e produtiva. Além disso, também é importante mantê-los atualizados sobre as leis de trânsito e práticas de direção defensiva.

3. Promova ações de retenção de motoristas
Não há dúvidas de que a rotatividade prejudica a produtividade e a eficiência de uma empresa. Isso porque contratar novos motoristas aumenta os custos com recrutamento, treinamento e inserção. Contudo, há formas de aumentar o engajamento e a satisfação dos motoristas, fazendo com que eles permanecem na empresa. A melhor forma de fazer isso é conversar com sua equipe para entender suas necessidades e tentar aliar com as possibilidades da empresa. Por exemplo, oferecer um plano de saúde, proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável, ter mais folgas, entre outras.

4. Mantenha os registros atualizados
O registro das jornadas deve estar sempre atualizado. Isso permite que o gestor tenha acesso a informações importantes para que tome as melhores decisões. Alguns dados que devem ser monitorados são:

  • Duração de cada viagem;
  • Tempo médio de espera;
  • Gastos com combustíveis;
  • Consumo médio por quilômetro.

5. Invista em tecnologia
A melhor forma de registrar, acessar a acompanhar os dados é por meio de sistemas específicos para o gerenciamento de motoristas. A tecnologia é uma excelente ferramenta para promover mais agilidade, desempenho e assertividade nas tarefas. E não seria diferente com o gerenciamento de motoristas. Por isso, não deixe de investir em um software voltado a esse fim.

Quais os benefícios de um sistema de gestão de motoristas?

Ao escolher um software para o gerenciamento de motoristas, opte por aquele que atende à todas as necessidades da empresa. O Frotacontrol é um sistema completo e que permite que você tenha todas as informações sobre a sua frota onde você desejar, com dados precisos e atualizados. Confira alguns dos diferenciais:

  • Avisos sobre vencimentos das licenças, documentação anual dos veículos, prazos para defesa de multas, valores e vencimentos de IPVA e DPVAT;
  • Painel gerencial para tomada de decisões;
  • Gestão de fornecedores;
  • Gestão de condutores com acompanhamento de pontuação, viagens e despesas;
  • Gestão de consumo, multas e documentação dos veículos;
  • Relatórios customizados;
  • Avisos sobre tarefas, entre outros.

Portanto, o gerenciamento de motoristas é a chave para aumentar a produtividade da sua equipe e, assim, melhorar os resultados da sua empresa. Como consequência, seu negócio conquistará mais espaço no mercado. Mas, para isso, é fundamental contar com um sistema específico para a gestão dos profissionais.

Então, entre em contato conosco e sabia como podemos ajudar você!

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