Monitoramento e rastreamento de frotas: por que fazer?

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

A alta operacionalidade, a otimização de tarefas e a eficiência nos traslados são tópicos que o gestor de frota precisa levar em conta continuamente para melhorar os esforços na sua empresa. É aí que um software para o monitoramento de frota pode se mostrar como a solução ideal para seus negócios. A gestão eficaz e o rastreamento estável dos carros trazem uma série de benefícios para as suas operações.

Você não sabe quais? Então veja oito razões para adotar o método em sua empresa!

Tenha um elevado controle sobre condutores e veículos

Um sistema de gerenciamento de frota permite que empresários e gestores controlem a localização dos veículos e identifiquem qual condutor está em determinada operação logística. Assim, sabe-se onde todos os veículos estão e para que estão sendo usados. O software ainda indica quando o motorista começa ou em que ponto do trajeto o carro se encontra, além do tempo gasto nas pausas e se o deslocamento está dentro do planejado.

Organize-se melhor com o rastreamento de frotas

As práticas de monitorar e rastrear promovem uma melhor organização dentro da empresa. Proprietários e gerentes têm a oportunidade de conferir com muito mais precisão as jornadas de trabalho, de equilibrar as cargas operacionais entre motoristas e de verificar as horas extras, a fim de eliminar esperas desnecessárias ou perdas de tempo.

Diminua os custos de combustível

A utilização de um sistema de monitoramento de frota pode melhorar o aproveitamento de combustível, não só a partir da avaliação do tráfego e do planejamento das melhores rotas, mas também oferecendo maior controle dos abastecimentos. O monitoramento e o rastreamento indicam se o veículo está cumprindo a rota mais rentável, minimizando os gastos na operação.

Aperfeiçoe os comportamentos dos condutores

Como os motoristas sabem que estão sendo monitorados, eles se esforçam para conduzir melhor os veículos e obedecer à risca as determinações da empresa. Por meio do sistema de monitoramento, é possível entrar em contato com eles, mesmo que à distância, quando a velocidade do percurso não se apresentar como ideal, seja muito alta, colocando em risco a carga e a própria vida, seja mais lentamente que o esperado.

Planeje melhor suas rotas

Outro benefício que a empresa pode desfrutar é o planejamento eficaz das rotas, sobretudo as que são utilizadas com frequência. É possível verificar diversos fatores relacionados à distância, ao tráfego e às passagens alternativas, de modo que o veículo gaste menos tempo na estrada e faça a entrega utilizando menos quilômetros.

Verifique se o trabalho está sendo feito corretamente

Um software pode indicar se as pausas para almoço estão muito demoradas e até registrar as aberturas de portas. O gestor pode saber onde o carro está parado, em cada momento que desejar. Isso garante a certeza de que o trabalho está sendo feito da melhor maneira e que o serviço vai ser cumprido dentro do prazo.

Refute afirmações falsas e impeça indenizações equivocadas

Um sistema de rastreamento de frotas pode ser essencial na resolução de queixas ocasionais ou reclamações falsas contra a empresa. Caso surjam dúvidas em relação aos deslocamentos ou sinistros na estrada, o software pode disponibilizar registros que comprovem a localização do veículo em determinada data e hora.

Diminua sua mão de obra e equipe técnica

Softwares de monitoramento de frota podem ser particularmente eficazes para empresas que executam diversos serviços em lugares diferentes e distantes. Os dados são recolhidos e compilados em uma central que disponibiliza de forma fácil estas informações. Dessa forma, não há a necessidade de adicionar mais gente na sua equipe técnica, já que a alta eficiência e a clareza do sistema promovem a agilidade nas execuções.

Monitorar e rastrear suas frotas produz uma diferença real para seu negócio. Melhorando seus serviços, sua empresa ganha melhor reputação, ao mesmo tempo em que otimiza suas operações e gasta menos recursos.

Você já faz esse monitoramento em sua empresa? Deixe um comentário contando suas experiências e sugestões!

0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×