Entenda o que é software na nuvem e quais as suas vantagens

15 Flares Filament.io 15 Flares ×

Uma das grandes tendências da computação hoje é o chamado software em nuvem. Apesar de já ser realidade, inclusive fazendo parte do dia a dia de milhões de usuários em todo o mundo, a maior parte das pessoas não entende o que isto quer dizer. Assim, o Blog do Frota Control vai te explicar direitinho do que se trata, e por que você precisa saber.

Computação na nuvem

A “nuvem” da expressão é uma metáfora. Refere-se à grande gama de recursos, máquinas e interconexões que funcionam juntos para viabilizar o serviço. Esta complicada estrutura é, entretanto, invisível para o usuário final, como que coberta por uma nuvem.

Na realidade, uma equipe de engenheiros e desenvolvedores constrói um sistema capaz de funcionar inteiramente nesta rede, na nuvem. De forma que para usá-lo, basta se conectar à internet, através de um navegador comum. Não são necessárias instalações, hardware especial nem processos complexos de implantação. O ponto fundamental é que tudo isto é invisível para o usuário ou cliente. Para ele, é como se estivesse simplesmente acessando um website.

Vantagens do software na nuvem

A primeira grande vantagem é justamente a eliminação dos processos de instalação e implantação. Além de serem longos e muitas vezes requererem pessoal especializado, o custo de operacionalização de muitos softwares é bastante alto!

Disponibilidade

Outro benefício desta arquitetura é que o software em nuvem está disponível em qualquer lugar. Basta uma conexão com a internet, que hoje é praticamente universal. Assim, na eventualidade de um computador estragar, ou de ser necessário o acesso fora do escritório, é possível se conectar ao sistema de qualquer notebook ou mesmo smartphone e tablet.

Segurança

Um fato interessante é que o software desenvolvido desta maneira guarda, além de si próprio, os dados dos clientes na sua estrutura de servidores, com duas consequências positivas para seus usuários:

Segurança de dados: a proteção contra ataques de hackers, vulnerabilidades e integridade dos dados não fica mais com o seu time de TI, mas com a equipe altamente especializada que mantém os servidores. Isto reduz drasticamente as chances de que alguém tenha acesso indevido às suas informações.

Backup automático: sabe aquela situação terrível quando um aparelho estraga e ficamos mais preocupados com o prejuízo causado pela perda de planilhas, fotos e arquivos que estavam nele, do que a máquina em si? Não é à toa! Computadores são cada vez mais baratos, mas as nossas informações e dados são preciosos. Assim, ter as suas informações guardadas na nuvem é uma grande segurança e conforto.

Custo

Sem os custos de setup, equipe de TI e compra de máquinas dedicadas, o software em nuvem já apresenta uma grande vantagem financeira sobre os programas convencionais. Mas não para por aí! O custo por usuário para o desenvolvedor também é melhor. Isto significa que ele consegue praticar um preço final melhor para o consumidor!

Com tantas vantagens, não é surpresa que cada vez mais empresas apostem neste modelo de negócios. E se você acha que isto é apenas uma tendência para o futuro, está enganado! Serviços que você usa todo dia, como e-mail, redes sociais, internet banking e tantos outros já funcionam assim!

Conhecendo o que é o software em nuvem, fica fácil entender por que o FrotaControl escolheu este modelo para atender seus clientes! Ficou alguma dúvida? Pergunte para a gente, nos comentários!

 


frotacontrol - gestão de frota

 


Receba novidades sobre Gestão de Frota em seu e-mail.


15 Flares Google+ 4 Twitter 2 Facebook 2 LinkedIn 7 Email -- Filament.io 15 Flares ×