Economizando combustível através de um sistema de gestão de frota

8 Flares Filament.io 8 Flares ×

Manter uma frota é algo que requer entendimento e problemas surgem desde a parte mecânica dos veículos, com todo seu detalhamento e manutenção, até a parte humana, passando por motoristas e colaboradores. Não podemos esquecer também das questões legais e dos detalhes de circulação, gastos, multas, entre muitas outras questões. Mas se você tem sofrido para manter um controle apurado dessa parte de sua empresa, acalme-se: existe uma forma muito eficaz de conseguir ter total domínio sobre tudo que acontece nessa seara. E isso se dá por um sistema de gestão de frota. Quer descobrir como ele pode te ajudar a saber melhor o que está acontecendo com seus carros e como economizar combustível? Confira no nosso post de hoje!

O sistema de gestão de frota

É um sistema que controla tudo que você precisa sobre os veículos de sua frota. Muitos têm foco especificamente na manutenção dos veículos, os mais abrangentes incluem vários detalhes que não devem ser deixados de lado. Por exemplo, você precisa de mais agilidade nas informações dos débitos dos carros? Ele avisa e ajuda a administrar todas as informações de forma online e alerta assim que constar no sistema qualquer tipo de multa.

Isso propicia um acompanhamento minucioso dos condutores e suas respectivas infrações, permitindo que a empresa reduza os custos com multas por falta de indicação do condutor. Além disso, contribui para o acompanhamento efetivo dos processos de revisão de infrações que estiverem pendentes e seus recursos, gerando relatórios que informam se elas foram ou não deferidas. Isso torna o sistema altamente produtivo e permite também que se tenha noção da necessidade ou não de promover novo treinamento de condutores ou chamar a atenção dos mais descuidados. Vale lembrar que algumas empresas conseguem redução de até 50% dos custos relativos a processos e multas com a adoção do sistema!

A economia de combustível

Outra funcionalidade incrível do sistema de gestão de frotas é o monitoramento do consumo de combustível. Ele permite que você avalie se um determinado veículo está consumindo mais do que deveria e identifica pelo sistema em processo comparativo que ele deve ser submetido à revisão o quanto antes. Isso permite uma atuação pró-ativa e preventiva nessa questão, antecipando a ida ao mecânico e economizando muitos litros de gasolina que seriam desperdiçados.

Também é capaz de realizar comparações de consumo das mesmas rotas com motoristas diferentes e isso pode identificar a estratégia de condução do veículo. Com essa informação, você também pode propor treinamento ou apenas chamar a atenção do funcionário, cobrando uma direção menos agressiva e dispendiosa. Com esses dados você vai correr menos riscos de estourar o orçamento e conseguirá manter o gasto com manutenção dentro da previsão de custos previamente conhecida pela empresa.

Como podemos ver, o sistema de gestão de frotas é muito benéfico para quem quer economizar dinheiro e manter um controle mais firme sobre seus veículos e motoristas. Essa redução de gastos pode dar margem para investimentos, bonificações ou apenas aumentar seus lucros, mas o que mais interessa é que você não jogue seu dinheiro no lixo. Coloque mais controle em sua empresa: adote o sistema de gestão de frotas!

Você quer saber mais sobre este sistema? Deixe suas dúvidas nos comentários! Continue de olho no nosso blog!

8 Flares Google+ 2 Twitter 1 Facebook 1 LinkedIn 4 Email -- Filament.io 8 Flares ×