Como o gestor de frota pode melhorar seu desempenho

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

No atual cenário mercadológico, é muito comum ouvirmos as palavras competitividade, qualidade e redução de custos. Vivemos em uma era em que a concorrência é pesada e os clientes estão cada vez mais exigentes. Logo qualquer detalhe é fundamental para que sua empresa se destaque.

E com certeza a gestão de frotas tem um peso importantíssimo na saúde vital da sua companhia. Um excelente desempenho dos veículos define o sucesso ou fracasso da organização. Para que você, gestor de frota, fique no time dos vencedores, preparamos algumas dicas para melhorar o desempenho da sua frota. Confira!

Planeje seus gastos

Dica fundamental. Antes mesmo de pôr em prática todas as suas atividades, pare tudo e planeje cada ação feita pelos seus veículos. Calcule o quanto será gasto com combustível, manutenção, hospedagem e alimentação dos motoristas, dentre outras despesas.

Com esse planejamento você tem ideia do que será investido e o que fazer para minimizar os custos e evitar desperdícios inesperados. Dessa forma, além da economia você planeja para que todas as mercadorias cheguem dentro do prazo acordado.

Monitore os prazos

Quem lida com datas sabe bem que tempo é dinheiro. E isso é verdade, quando não se cumpre os prazos, a imagem da sua organização é manchada e você tem que arcar com as multas devido ao atraso.

Por isso, invista em programas que rastreiam e monitoram cada veículo. Assim você evita gastos a mais e pode investir o dinheiro para melhorar o controle da localização de toda a frota.

Controle sua frota por localização

Um veículo só tem seu desempenho otimizado quando é rastreado. Por isso, invista em rastreamento via satélite, pois ele permite controlar qualquer movimentação suspeita e saber se o veículo parou em algum lugar onde não devia, enviar alertas em caso de acidentes, dentre outras ações.

Além disso, com o rastreamento você minimiza significativamente as chances do carro ser roubado e mantém um número adequado de veículos para cada atividade da sua empresa.

Tenha um número adequado de veículos

Por não contar com programas em nuvem que envolvam monitoramento e rastreamento de frotas, as empresas não conseguem realizar todas as suas atividades relacionadas às entregas. É recomendável ter um número adequado de veículos de acordo com cada operação realizada.

Mais uma vez, as novas tecnologias te dão todo o suporte e orientam qual a quantidade de automóveis que podem ser utilizados em uma determinada rota e quando pode ser utilizada uma condução extra em caso de emergência, isto é, quando o veículo estiver parado ou em manutenção.

Adote a manutenção preventiva

Utilize os softwares em nuvem para regular constantemente todos os seus veículos. Com o uso da manutenção preventiva você faz apenas pequenos reparos na frota, evitando que um automóvel quebre durante o caminho e comprometa toda a sua operação.

Em outras palavras, além de gerar economia, a prevenção melhora o desempenho dos seus serviços e otimiza o funcionamento de toda a sua frota.

Invista em tecnologia para melhorar seu desempenho

Ao ver todos os pontos que podem ser melhorados aqui neste blog, viu como é importante contar com a tecnologia em nuvem? Por ela pode-se reunir dados importantes, monitorando todas as suas atividades e facilitando as tomadas de decisão que melhorarão o desempenho da sua frota de veículos.

Portanto, conhecer as novidades do mundo tecnológico é fundamental para sua empresa. Aproveite a oportunidade e baixe agora nosso e-book e saiba 5 motivos para  gerenciar sua frota na nuvem.

 

0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×