6 motivos para implementar um software de gestão de frotas

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Um software de gestão de frotas é responsável por reunir as principais e mais relevantes informações sobre a frota de uma empresa. Com isso, é possível identificar onde estão as maiores dificuldades, o que não seria possível com uma gestão sem integração. Se a sua empresa possui uma frota, certamente ela encontra alguns desafios que precisam ser superados e, por isso, trouxemos seis motivos para te convencer a implementar um software desse tipo. Confira:

Melhora na manutenção

Com o software de gestão de frotas adequado é possível manter um controle não somente sobre quando deverão ocorrer as próximas manutenções, mas também sobre possíveis indicações de que um veículo necessita de manutenção.

Se há a ocorrência frequente de um determinado defeito em um veículo, como barulho no motor ou dificuldade em dirigir, por exemplo, esse pode ser um indicativo de que o veículo precisa de manutenção especial. Com isso, a manutenção preventiva é favorecida, levando a uma melhor conservação da frota em geral.

Maior controle de combustível

Com esse software também é possível manter um controle mais rigoroso e completo sobre o gasto com combustíveis. Se a frota está gastando a mesma quantidade, mas  o gasto com combustível está maior, então esse é um sinal de que a empresa deve pensar em procurar um novo fornecedor, ou então negociar melhores condições com o atual.

Por outro lado, se apenas os veículos de uma equipe estão apresentando gasto maior então isso pode significar que provavelmente a rota seguida pela equipe está mais longa do que deveria ou que estão ocorrendo fraudes, indicando a necessidade de ajustes ou de medidas corretivas.

Otimização dos serviços

Com uma gestão mais integrada e completa da frota também é possível otimizar os serviços de uma maneira geral, como ao planejar novas rotas e garantir entregas mais rápidas, por exemplo. Com a gestão de ocorrências é possível identificar possíveis horários de pico ou caminhos que tendem a oferecer maiores complicações, permitindo que a empresa defina parâmetros melhores.

Com isso, fazer entregas ou visitas fica mais fácil e mais eficiente, tanto para a empresa quanto para o consumidor, gerando uma sensação de satisfação maior com os serviços oferecidos.

Melhora na produtividade

Como é possível avaliar de maneira integrada o que não está funcionando corretamente ou o que pode funcionar melhor, a produtividade também aumenta, já que a frota se torna mais ativa, disponível e também mais econômica.

A melhoria na produtividade pode acontecer não apenas por rotas menores e mais econômicas, mas também graças ao fato de ocorrerem menos paradas por conta da manutenção preventiva, por exemplo.

Redução dos custos

Como a empresa passa a gastar menos com a manutenção corretiva e como pode identificar gastos com combustíveis, melhorar rotas, otimizar serviços e aumentar a produtividade, menores serão os custos da frota como um todo.

Com isso, a empresa pode passar a investir na modernização da frota, por exemplo, ou então fazer outros investimentos ligados à atividade principal da empresa, caso não esteja relacionada à frota.

Aumento da competitividade

Sendo mais produtiva, mais eficiente, com serviços otimizados e gastando menos, a empresa se torna mais competitiva ao usar um software de gestão de frotas. Como consegue acompanhar os resultados de maneira muito mais precisa, a empresa também tem sua tomada de decisão auxiliada e consegue sair na frente de seus principais concorrentes, tornando-se uma referência.

O software de gestão de frotas ajuda desde a manutenção e controle de combustível até a otimização de serviços. Com isso, a empresa consegue uma melhora na produtividade, uma redução de custos e, portanto, um aumento da competitividade em geral.

O que você pensa sobre o software de gestão de frotas? Quais as suas dúvidas? Não deixe de comentar e participar.

0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×