5 dicas para motivar o time de motoristas

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

O segredo para a conquista de grandes resultados em qualquer empresa passa por uma gestão eficaz do time. Uma equipe focada, entrosada e, principalmente, feliz, é essencial para que todas as metas propostas sejam atingidas e a empresa consiga se estabelecer no mercado. O problema é que não é nada fácil comandar um time, ainda mais quando ele é numeroso: mais do que preparação e técnica, o cargo exige tato, inteligência emocional e muita sensibilidade. A liderança não é imposta, é conquistada. Para que você seja um verdadeiro líder motivador da sua frota, confira nossas 5 dicas!

Seja comunicativo

Comunicação é o Calcanhar de Aquiles de qualquer empresa. Afinal, são raras as organizações que conseguem extinguir a chamada “rádio peão” (fofocas, boatos e informações desencontradas) por meio de uma comunicação efetiva, que abranja todos os setores da empresa. Um dos pontos mais problemáticos é justamente a transmissão de informações do chefe para os funcionários. Se quiser ser um líder, você precisa ser extremamente objetivo no seu discurso para conseguir evitar interpretações múltiplas e fazer com que seu time compreenda as metas da empresa.

Seja transparente

Não há comunicação possível sem transparência. Dentro de uma empresa, tudo precisa ser dito e nada pode ficar nas entrelinhas ou dar margem à ambiguidade. Procure compartilhar e deixar claro para o time todas as metas que precisam ser atingidas, além dos percalços no meio do caminho. Quando cada funcionário fica ciente do todo, e não só das tarefas que competem à função dele, ele passa a ser mais colaborativo, envolve-se mais, porque entende o seu papel dentro do funcionamento da empresa.

Dê feedbacks constantes

A falta de feedbacks é desmotivadora. Todo funcionário precisa de um retorno para saber o que está fazendo certo ou errado, se está evoluindo ou deixando de cumprir aquilo que a empresa espera dele. Não deixe de repassar a cada membro da sua equipe seus pontos de vista sobre o trabalho, críticas construtivas ou positivas. A prática do feedback mostra não só que você está atento ao que acontece, mas é uma forma de educar e valorizar o trabalhador.

Dê o exemplo

O gestor pode até ganhar mais, mas a responsabilidade é dobrada, pois ela nunca termina no momento em que ele deixa a empresa e vai para casa. Para ter uma equipe sempre ativa, é preciso dar o exemplo com relação ao cumprimento de horários, frequência, comprometimento com as tarefas, interesse pelo trabalho, etc. Se você não apresentar uma postura altamente profissional, em pouco tempo seus funcionários ficarão desleixados como você, até chegar ao ponto de não acreditarem nas suas competências gerenciais.

Seja humano

Ter educação é bom e todo mundo gosta. Para gerenciar é necessário controle emocional para suportar a pressão e humildade para não deixar que a falsa impressão de poder lhe suba à cabeça. Sempre que puder, ponha-se como colega dos seus motoristas profissionais na busca pelo sucesso da frota e de todos. Conheça suas necessidades, pontos fracos e fortes. Converse, flexibilize as regras ou endureça-as no momento em que achar conveniente.

Tenha tato ao apresentar demandas. Lembre-se de que cada funcionário tem um perfil diferente: Alguns lidam bem com a pressão, outros precisam de mais paciência para mostrar o potencial. E muito cuidado com a agressividade: ela pode ser entendida como assédio moral.

As regras para uma boa gestão são as regras da boa convivência dentro da sociedade. Ninguém responde bem à violência, intolerância e rispidez. Tente dar o melhor de si, superando-se a cada dia nas suas imperfeições e sendo mais paciente com as imperfeições do seu time de motoristas. Eles podem até não reconhecer em você um grande líder, mas certamente conseguirão enxergar que o seu objetivo é igual ao de todos eles: evoluir.

Com essas dicas você conseguirá manter a sua equipe constantemente motivada, otimizando o trabalho de todos! Você também tem alguma dica para compartilhar? Escreva para nós através dos comentários!

 

0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×