4 maneiras de valorizar os seus motoristas

1 Flares Filament.io 1 Flares ×

O maior erro cometido pelas empresas de gestão de frotas é investir em tecnologia e veículos cada vez mais modernos, deixando os interesses do seu time de motoristas em segundo plano. A negligência ao material humano da empresa acaba favorecendo a ocorrência de inúmeros acidentes envolvendo motoristas que sofrem de privação do sono, estresse, depressão e outros problemas graves de saúde, como dependência de drogas e alcoolismo.

Com o objetivo de melhorar a produtividade da sua frota, gerando melhores resultados para a empresa, minimizando os prejuízos e, ao mesmo tempo, deixando o time satisfeito, selecionamos algumas medidas simples que você pode adotar para valorizar os seus motoristas. Veja a seguir:

Bonificação

Nada mais eficaz para motivar e valorizar qualquer equipe do que a implantação de uma política de bonificação na empresa. Saber que o contracheque poderá vir mais gordo no final do mês é um incentivo que agrada qualquer funcionário. Porém, nem toda empresa tem um orçamento que permita essa prática. Se esse for o seu caso, estabeleça bônus não monetários como brindes, folgas e prêmios. O bônus gera uma concorrência saudável, pois otimiza os serviços e deixa a rotina mais empolgante.

Cursos de reciclagem

Investir na educação dos funcionários é um dos gastos que mais compensam, pois o retorno para sua empresa imenso. Você passa a ter motoristas mais qualificados e que se sentem mais valorizados pela oportunidade oferecida. Parcerias com entidades governamentais, ONGs, associações e sindicatos podem viabilizar a realização de cursos nas mais diversas áreas, como mecânica, legislação de trânsito e até mesmo português e línguas estrangeiras.

Eventos

Um bom plano de endomarketing é capaz de formalizar eventos especiais no calendário da empresa, como, por exemplo, o Dia do Motorista, levando os funcionários a confraternizarem entre si e entre seus supervisores, trazendo as famílias para curtirem as festas e transformando o ambiente de trabalho em um local mais agradável. Lembre-se de que motoristas exercem atividades solitárias por natureza e ficam muito felizes quando têm a oportunidade de compartilhar com os entes queridos um pouco do seu dia a dia.

Campanhas

A rotina de muitas horas na estrada, longe de casa e da família, faz com que os motoristas se alimentem mal e desenvolvam hábitos nada saudáveis como tabagismo e até o consumo de drogas, como o popular e ilegal rebite, anfetaminas comumente usadas pela categoria para evitar a sonolência ao volante. Por isso, é imprescindível que a empresa crie campanhas de conscientização sobre drogas, alcoolismo e estimule um estilo de vida saudável, distribuindo cartilhas e promovendo a exibição de filmes e programas educativos. Os funcionários vão sentir que estão em um ambiente em que a saúde deles levada a sério.

Todas essas táticas são muito boas, mas não serão tão ineficazes caso o gestor da frota não tenha se preparado o suficiente para comandar seu time. Do gestor, os funcionários esperam feedbacks constantes, não apenas para os elogios, mas para críticas que possam levá-los a aperfeiçoar seu trabalho. Além disso, atitudes positivas, como ouvir, dialogar, negociar, flexibilizar e, quando necessário, posicionar-se em defesa do time, são formas imbatíveis de valorizar os trabalhadores e fazer com que eles se empenhem em corresponder a confiança que você, gestor, depositou neles.

E então, que tal implantar essas dicas na sua empresa? Você também tem alguma maneira interessante de valorizar seus funcionários? Conte para nós através do espaço de comentários!

 

1 Flares Google+ 0 Twitter 1 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 1 Flares ×