4 dicas para melhorar a comunicação com motoristas

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A comunicação, nos dias de hoje, tem sido enxergada por muitos gestores como um dos fatores de sucesso em uma gestão. Quando ela é ágil, assertiva e fluida, contribui para que melhores decisões possam ser tomadas em menos tempo ― o que pode significar um diferencial estratégico muito grande.

A seguir vamos oferecer algumas dicas para melhorar a comunicação com os motoristas, fazendo com que os resultados sejam ainda mais promissores. Continue acompanhando e saiba mais!

1. Treine e conscientize os motoristas

A comunicação, para que possa ser eficiente, deve fluir em diversas direções. Isso significa que, para conseguir melhorar a comunicação, além das ações que cabem ao gestor, os próprios motoristas também devem cumprir com o seu papel.

Ou seja, é preciso treinar e conscientizar a equipe de motoristas a respeito da importância que eles possuem em todo o processo logístico e como o seu trabalho pode influenciar, inclusive, na satisfação dos clientes ― isso é especialmente importante quando a empresa realiza um rastreamento intensivo das cargas transportadas.

2. Acompanhe as ações

Além de investir em ações para promover melhor a comunicação, o gestor deve realizar, também, um acompanhamento delas, em parceria com sua equipe. Isso permite compreender melhor qual é o papel e a contribuição de cada um no resultado final.

Com isso, é possível saber se comunicar adequadamente com cada um dos funcionários e identificar o que precisa ser feito em termos de melhorias ― tanto dos processos, quanto as individuais.

3. Utilize um sistema de gestão

É inegável a quantidade de benefícios que um software de gestão proporciona para as empresas. Dentro desse contexto de comunicação, a automatização dos processos permite que as informações sejam trocadas em tempo real, de forma automática e mais ágil. Por exemplo: um sistema de gestão que permite o acompanhamento das entregas faz com que os motoristas possam informar, em tempo real, quando determinada entrega foi realizada, em vez de obter a informação apenas quando o motorista retorna para a empresa com a documentação assinada.

4. Invista em mobilidade

Quando uma equipe externa é gerenciada ― como uma equipe de motoristas, por exemplo ― uma excelente alternativa para melhorar a comunicação é investir em mobilidade. A utilização de smartphones, por exemplo, permite que os motoristas possam se comunicar e reportar seus status durante o transporte.

Esse tipo de ação permite que os gestores saibam, em tempo real, ou o mais rápido possível, quando houve determinada ocorrência, se existe a possibilidade de atrasos, entre outras informações que podem ser utilizadas para elevar a experiência de atendimento ao cliente.

Quando se fala em melhorar a comunicação, a tecnologia se faz uma excelente aliada, principalmente em se tratando do compartilhamento de informações. Contudo, deve haver preocupação com outros pontos igualmente importantes, como a participação dos colaboradores no processo e a integração do trabalho externo com o trabalho interno. Ou seja, ainda que a empresa invista em melhorias no aspecto técnico, o fator humano também deve ser estimulado, visando aprimorar os resultados.

O que achou desse artigo? O que mais você acha que pode ser feito para melhorar a comunicação? Aproveite e leia esse artigo para saber como funciona a jornada de trabalho dos motoristas!

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