4 dicas de saúde para o motorista que roda à noite

0 Flares Filament.io 0 Flares ×

O trabalho do motorista é muito estressante, especialmente para aqueles que precisam rodar a noite. Como o mundo não para e as cargas precisam ser entregues, é comum que os horários de serviço se alonguem e eles acabem por trabalhas em horários que não são as mais oportunos. As nossas estradas já são cheias de problemas e não podemos marcar bobeira se quisermos fazer o nosso melhor na direção. O ponto positivo é que, com algumas dicas e atenção redobrada, podemos finalmente conquistar a qualidade que esperamos para guiar sem maiores problemas e riscos.

Quer saber quais são as dicas mais importantes para o motorista que roda à noite? Confira no texto a seguir:

Durma por um período adequado

A questão do número de horas de sono varia de pessoa para pessoa. Porém, para quem não dorme corretamente à noite, isso deve ser levado com mais atenção do que para pessoas comuns. Se você não quer ficar distraído nem sonolento ao volante, busque descansar tendo entre seis e oito horas de sono. Menos que isso, seu organismo não se recuperará do período de desgaste e você poderá perder a capacidade de reagir e concentrar durante seu trajeto. Da mesma forma, se dormir mais, poderá ficar letárgico e ter dores de cabeça. Fique entre a média ideal, pois assim você terá o melhor de seu organismo para dirigir.

Faça pausas de tempos em tempos

Um dos grandes erros de quem trabalha dirigindo por longas horas, especialmente durante o período noturno, é querer fazer tudo numa tacada só. Tente sempre dar pausas após algumas horas de trabalho. Salte do veículo, se alongue, beba uma água ou suco e descanse alguns minutos. Estudos mostram que quando você fica horas dirigindo, começa a não prestar atenção na estrada e a agir sem pensar, o que pode ser muito perigoso em situações-limite. Pare sempre que o corpo pedir ou a estrada permitir!

Coma adequadamente

Não adianta você colocar combustível de qualidade apenas no veículo: seu corpo também precisa dele. Se você só come besteiras e comidas gordurosas, pode ficar lento e sem energia, especialmente quando seu turno é o da noite. Já se come comidas saudáveis e especialmente carboidratos integrais, vai ter pique por horas, aguentando o tranco de guiar durante a madrugada. Não esqueça: você também precisa de combustível aditivado!

Fuja da tentação do “rebite”

Todo motorista já ouviu falar do famoso “rebite”, que nada mais é do que uma anfetamina que deixa a pessoa ligada durante horas. Porém, tudo tem seu preço. Esses remédios, além de trazerem problemas como taquicardia, sudorese, irritabilidade e riscos de acidentes vasculares, também podem alterar os reflexos e causar acidentes. Fuja disso, o risco não compensa o uso.

Seguindo essas dicas, o motorista noturno estará muito mais apto a trabalhar com qualidade, protegendo não só a sua saúde, mas também a das outras pessoas que compartilham as vias. Agindo com prudência e inteligência, o profissional consegue dar conta do que precisa e se mantém saudável e tranquilo. Fuja das tentações e dos exageros: sua segurança vale mais do que tudo!

 

0 Flares Google+ 0 Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×