3 dicas para treinar seu time de motoristas

1 Flares Filament.io 1 Flares ×

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, profissionais de todos os segmentos vêm modificando a maneira de se apresentar ao mercado de trabalho. Na gestão de frotas, o cenário não é diferente. Empresas de todo o país têm investido em treinamento para seus motoristas, oferecendo a eles uma formação mais profissional.

Você acredita que sua equipe de motoristas deve ser treinada, mas não sabe por onde começar? Confira a seguir 3 dicas para treinar o seu time de motoristas:

Invista em cursos profissionalizantes

Em um passado não tão distante, profissionais da área automobilística eram selecionados pelas empresas em que trabalhavam sem muitos critérios. Nesse período, motoristas eram contratados sem que fossem ponderados a qualidade de serviço, segurança, confiabilidade, capacitação dos empregados, entre outros fatores.

Atualmente, existem diversos cursos e treinamentos que podem fazer com que o desempenho de sua equipe de motoristas seja muito melhor. O objetivo desses cursos é aperfeiçoar o serviço de transportes de uma empresa, inclusive no quesito comportamental.

Escolha o curso ideal para o seu time

É importante não só oferecer qualquer curso para os seus motoristas, mas também saber qual tipo de curso vai responder melhor aos objetivos que você pretende. Qual é a sua prioridade? Conscientizar os motoristas para aumentar a economia? Fazer com que eles aprimorem as habilidades de direção? Para cada finalidade há uma espécie de curso. Confira algumas opções:

Direção defensiva

Um dos cursos mais procurados pelo mercado automobilístico é o de direção defensiva. O curso visa a segurança dos motoristas e, para isso, apresenta técnicas operacionais para que acidentes sejam evitados. O curso engloba os temas: Legislação Especifica de Trânsito e Legislação Especifica de Transporte de Produtos Perigosos, Prática de Direção Defensiva, Meio Ambiente e Noções de Primeiros Socorros.

Direção econômica

O curso de direção econômica tem como objetivo ensinar práticas inovadoras na gestão de frotas, buscando reduzir custos operacionais. Essas práticas possibilitam às empresas de transporte reduzir o consumo de combustível e, dessa forma, contribuir para a preservação do meio ambiente. Esses benefícios são obtidos pela utilização de combustíveis alternativos, como o biodiesel, GNV, tecnologias elétrico híbridas, e óleo diesel etc.

Prevenção e gerenciamento de risco

Esse curso permite às empresas prever a dimensão dos riscos a que estão expostas, como roubos, acidentes, entre outros sinistros. Para isso, é necessário conhecer bem a companhia, saber quais são as áreas em que ela atua, qual a frequência que ele necessita do serviço de transporte e há quanto tempo ela está no mercado. Passado esse primeiro momento, é preciso verificar qual rota favorecer a redução de riscos. Também são ensinadas aos motoristas maneiras de evitar que sinistros aconteçam e, quando não for possível evitá-los, como e onde eles devem buscar socorro.

Acompanhe as tendências do setor

É fundamental que sua equipe de motoristas seja capacitada tecnicamente para a função, mas isso não é tudo. Habilidades interpessoais são cada vez mais desejáveis e indispensáveis para o mercado atual. Profissionais que possuem uma boa capacitação técnica, mas que não são capazes de atender, apropriadamente, às demandas de seus clientes podem prejudicar os seus negócios. O mercado atual busca por profissionais engajados com as tendências de seu setor e que saibam cultivar boas relações com os clientes.

Essas mudanças têm trazido melhorias tanto para as empresas, como para o time de motoristas — que passaram a desenvolver suas habilidades técnicas e comportamentais —, fazendo do segmento automobilístico uma área mais rica em profissionais bem capacitados.

Para você, qual é a melhor forma de capacitar uma equipe de motoristas? Compartilhe sua opinião conosco!

1 Flares Google+ 0 Twitter 1 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 1 Flares ×